Discussão acerca da invenção do avião: Dumont ou Wright?


  É comum ouvir falar no “pai da aviação” ao se referir a Alberto Santos Dumont, personalidade ímpar na história da aviação, uma vez que é conhecido pela construção e decolagem do primeiro avião, o 14-bis, na França em 1906. Porém, outras personalidades tem a denominação na América do Norte: os irmãos Wilbur e Orville Wright que, segundo os norte-americanos, foram os primeiros a construir e decolar um avião em 1903 em uma fazenda em Dayton, Ohio.
  Os irmãos Wright cresceram em uma cidade onde diversas inovações ocorriam no início do século XX, Dayton apreendia a “National Cash Register Company”, a atual NCR. Amadureceram desenvolvendo e espírito empreendedor e inventor.
  Alberto Santos Dumont nasceu em Minas Gerais e cresceu na área rural do estado, com o enriquecimento da família, com 18 anos partiu para a França em busca de novos caminhos na aeronáutica, uma vez que o país seria o melhor local para desenvolver seu feito aeronáutico
  Segundo relatos, os irmãos Wright realizavam experimentos com planadores desde 1889
Primeiro modelo dos irmãos Wright
  Porém, foi só em 1903 que fizeram o primeiro voo propriamente dito com o “Flyer I” que tinha um projeto simples e era lançado por meio de uma espécie de catapulta, o que faz com que críticos atribuam o crédito do primeiro avião a Santos Dumont.
  O voo foi realizado em segredo com poucas testemunhas, uma estratégia dos irmãos para que seu projeto não fosse copiado ou replicado.

Projeto do "Flyer I"
Primeiro voo do "Flyer I"

  Já o brasileiro, que tinha vasto conhecimento sobre balões (desde 1898) se tornou inventor de dirigíveis em 1901, participando de concursos que, em sua maioria, tinham como exigência a necessidade de o avião sair do chão sem ajuda de qualquer equipamento.
  Assim, em setembro de 1906 o 14-Bis voou pela primeira vez em Paris, mais tarde em outubro e em novembro bateu o recorde de distância de sua categoria, patenteando a invenção e iniciando seu legado.

  A discussão acerca do crédito da invenção do primeiro dirigível opõe brasileiros e norte-americanos no assunto e leva-nos a crer que, de certa forma, os Wright tiveram grande importância na história da aeronáutica (até porque anos depois lançaram mais dirigíveis e patentearam algumas de suas invenções), porém a delegação da comissão científica do aeroclube coloca Santos Dumont como inventor do avião e dentro de todas as exigências requeridas.
  Ademais, além do brasileiro e dos norte-americanos, alguns outros cientistas e inventores iniciaram o estudo de maquinas voadoras, como Leonardo da Vinci, Otto Lilienthal, Octave Chanute e Gustav Albin Weisskopf, colaborando para projetos que aplicados nas invenções modernas transformaram o cotidiano do homem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade hidrostática - 3° trimestre